FOTOS, ATUALIDADES
          & REFERÊNCIAS

 

Procurar Por:
   

LETON - Música Para Eventos 






LETON
Orquestra de Harmônicas

LETON<br>Orquestra de Harmnicas


  

O Som Mágico da Harmônica de Boca

 

Um show de música instrumental que combina

arte com originalidade

 




Leton começou com a musica aos 7 anos de idade quando ganhou de presente de aniversário um pequeno acordeon e uma harmônica de boca.

Aos 15 anos aprendeu a tocar violão e em seguida a guitarra, quando começou a integrar grupos instrumentais de rock dos anos 60 inspirados no grupo “The Ventures”.

Aos 20 anos de idade, já como guitarrista profissional, integrou durante 3 anos um grupo musical que tocava em clubes e sociedades para festas dançantes, em um conjunto com teclado, baixo, bateria, guitarra, voz, sax, trombone, trumpet e percussão.

Mais ou menos na mesma época, participou da formação de um trio de harmônicas de boca quando começou a tocar dois exóticos tipos de harmônicas que chamavam a atenção pelo tamanho e originalidade. Uma delas tinha mais de meio metro de comprimento e a outra parecia uma pequena máquina de calcular.

As estranhas harmônicas vinham importadas da Alemanha e eram fabricadas pela famosa fabrica de harmônicas Honner, com uma similar no Brasil, a Fábrica de Gaitas Hering que passou a apoiar o trio de harmônicas.

Esse trio de harmônicas, o qual integrou durante aproximadamente 13 anos, deu origem à uma tão sonhada orquestra de harmônicas inspirada na melhor orquestra de harmônicas de todo o mundo e que foi a orquestra de Borrah Minevitch, um russo radicado nos Estados Unidos que participou do filme Sempre No Meu Coração.

Leton participou da orquestra de harmônicas durante 7 anos, tendo sido um de seus fundadores e tendo atuado como músico, orientador, supervisor e coordenador musical, maestro arranjador e um dos responsáveis pela direção da orquestra, tanto na área comercial como musical.

Através da iniciativa conjunta com Luiz Reis um dos fundadores da orquestra de harmonicas e um dos maiores contrabaixistas de boca do mundo e em contato com o então Diretor Geral do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, José Itamar de Freitas, a recem formada orquestra veio a se apresentar em dois programas Fantastico da Rede Globo de Televisão.

 

O primeiro programa foi gravado em Curitiba com enorme repercussão nacional, e o segundo em Foz do Iguaçu, juntos às Cataratas do Iguaçu o que fez com que a orquestra se firmasse dentro do cenário artístico nacional em definitivo.

 

No primeiro programa Fantástico a orquestra participou com dois de seus arranjos musicais que foram Sempre No Meu Coração e Aquarela do Brasil de Ary Barrozo.


Seu primeiro arranjo da música Sempre no Meu Coração, deu nome ao primeiro disco da orquestra, Sempre No Meu Coração, em homenagem ao grande e admirável Borrah Minevitch que foi também o maior divulgador da harmônica de boca cromática.

Grande admirador dos standards da música norte americana e da Bossa Nova, Leton é fã de quem considera um dos maiores expoentes do jazz romântico de todos os tempos, Toots Thielemans, o gaitista e guitarrista assobiador que colocou a harmônica de boca cromática num patamar antes inimaginável. 
 Isso é um fato, especialmente para os grandes instrumentistas que viam, até então, a harmonica de boca como um instrumento limitado e incapaz de compor com grupos de jazz ao lado de grandes estrelas como, Miles Davis, Oscar Peterson, Quincy Jones e outros grandes nome do jazz.

 

Grandes harmonicistas como Stevie Wonder, os gaitistas de Nashville, a terra da country music americana e no Brasil, seu amigo pessoal Maurício Einhorn, são alguns dos nomes que, entre tantos outros, fazem deste pequeno brinquedo de criança um instrumento mágico e tecnicamente complicado que causa, não se sabe ao certo por que, grande admiração e curiosidade entre as várias gerações e suas diferentes faixas etárias.



Com um repertório que abrange o simples e o sofisticado Leton apresenta a harmônica em suas amplas possibilidades com esse instrumento que considera, um dos "brinquedos" mais dificeis de tocar.

 

Orquestra de Harmônicas

Contatos para shows e apresentações: 

LETON - (41) 9902-2949 - 9994-8610 - 3084-4304

 


 

Visite o site: Arthur Leton - Harmônica Show - Clique aqui

 



LETON  - HARMÔNICA SHOW

(41) 3263-1019 - 9994-8610
www.leton.com.br

 

 


Esta foto j foi visualizada 3506 vezes

rating:4.3 out of 10rating:4.3 out of 10rating:4.3 out of 10rating:4.3 out of 10

voltar pgina anterior   |    voltar pgina principal

Indique esta pgina para um(a) amigo(a) !



O que achou desta foto? Deixe a sua opinio:

Maravilhosa

Linda

Muito Bonita

Adorei

Encantadora


Fone: (41)9994-8610 (Tim)
E-mail: - site:

CURITIBA - Parana - Brasil


Copyright © 2005 - - Todos os direitos reservados. - Webdesign by Cesar Cattani